Para melhor atender a população, o Posto Médico Avançado e as equipes do Samu 192 Sergipe foram ampliadas
Visando o bem-estar da população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforçou ainda mais a assistência qualificada aos forrozeiros do Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, com a ampliação do Posto Médico Avançado, fiscalização de alimentos e ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Isso tudo para garantir que os festejos juninos funcionem da melhor forma possível.
Durante todo o mês junino a festa conta com estandes das equipes do Samu 192 Sergipe, Vigilância Sanitária e o Arraial da Prevenção, que estão preparadas para prestar o serviço necessário ao cidadão.
Para o engenheiro civil, Arthur Oliveira, a ampliação da assistência vem em boa hora. “É muito interessante a ampliação, pois o movimento de pessoas vem crescendo bastante nas festas devido às atrações musicais. Por isso acho essencial a presença da Saúde no evento, promovendo o reforço do atendimento para a segurança de toda a população no Arraial do Povo”, ressaltou.
Samu 192 Sergipe
Para melhor atender a população, o Samu 192 Sergipe ampliou o Posto Médico Avançado e as equipes profissionais. Agora, o serviço que é porta aberta, passa a contar com leito de estabilização e nove leitos de observação para um atendimento eficaz e seguro.
Já a equipe tem um reforço para 15 profissionais por noite, sendo dois médicos, dois enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem, dois condutores, dois estagiários de medicina e enfermagem, um administrativo e um gestor. Além de três militares do Corpo de Bombeiros de Sergipe para a remoção e transporte de pacientes durante o evento.
O superintendente do Samu 192 Sergipe, Denisson Pereira, justificou que a ampliação da assistência é uma forma de prevenção. “A equipe do Samu 192 Sergipe vem fazendo uma média de 22 atendimentos por dia, com aumento em alguns dias. Mas nossas equipes estão preparadas para o atendimento inicial, com viaturas com suporte necessário para a transferência desses pacientes mais críticos para que toda a população possa aproveitar a festividade com segurança”, disse.
Até o momento foram realizados 317 atendimentos clínicos pelo Samu 192 Sergipe. “Todos os pacientes são atendidos no Arraiá do Povo. Caso exista algum paciente que precise de remoção, a equipe profissional liga para a Central de Regulação avisando da necessidade, deslocando esses pacientes para o hospital que disponha do recurso que os pacientes necessitem naquele momento”, explicou a gerente médica da Central de Regulação de Urgências, Andrea Bastos.
Fiscalização Sanitária
Outro serviço que tem sido muito atuante no Arraiá é a fiscalização de alimentos realizada pela Vigilância Sanitária. O trabalho de prevenção é feito por meio de vistorias com dicas de armazenamento e comercialização dos alimentos para os estabelecimentos presentes no evento.
O fiscal sanitário, Paulo Thiago do Santos, explicou um pouco sobre o funcionamento da fiscalização de alimentos. “Temos encontrado nas fiscalizações diárias alguns ambulantes que acomodam bebidas no chão e o manuseio errado do gelo. Além disso, também foram observados alguns alimentos com validade expirada e produto deteriorado no freezer, fazendo a apreensão de imediato e o descarte no local adequado”, pontuou.
Arraiá da Prevenção
Já o estande da prevenção tem sido fundamental na conscientização das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Aos forrozeiros, são disponibilizados testes para a detecção de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites Virais, além de ações de educação em saúde, com a distribuição de preservativos e folhetos informativos.
E para facilitar o acesso aos cidadãos, na próxima terça-feira, 20, a unidade móvel ‘Fique Sabendo’ estará presente no Arraiá do Povo, com os testes rápidos para o atendimento das 70 primeiras pessoas.
No evento, já foram oferecidos 280 testes até o momento, para uma média de 70 pessoas. O teste é rápido e prático, com resultado fornecido em, no máximo, 30 minutos.
País do forró
Este ano o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontece em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.
A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e TAG, e apoio da Energisa e MOB.