Além de gerar emprego e renda para a comunidade do bairro, a festa resgata a cultura popular sergipana

A retomada dos festejos juninos na Rua São João e a valorização dos artistas sergipanos têm deixado os que fazem a alegria desse período junino bastante satisfeitos. Foi o se viu e sentiu em mais uma noite de programação da Segundona do Turista na Rua São João, nesta segunda-feira, 26. “Queremos agradecer e parabenizar o governador Fábio Mitidieri por resgatar a tradicional festa junina na Rua São João e prestigiar as quadrilhas e os músicos do interior do Estado”, declarou o presidente da Quadrilha Junina Festa na Roça, Diego Andrade.

Com 48 componentes, a Festa na Roça é de Itaporanga d’Ajuda, município distante 35  quilômetros de Aracaju. A quadrilha foi uma das atrações desta segunda-feira, na Rua São João, na programação que faz parte dos festejos juninos realizados pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap).

A oitava noite da Segundona foi animada pela cantora Erica Barbosa, o Trio Nordeste Independente e a quadrilha Festa na Roça. A programação começa a partir das 18h30. Até o fim de dezembro, os sergipanos e os turistas poderão se divertir todas as segundas-feiras na Rua São João, no Bairro Industrial.

Com o tema ‘Ser Tão Nordestino’, os componentes da junina dançaram uma coreografia em que mostraram o orgulho de ser nordestino. “Por meio da dança, da música e de uma coreografia bastante ensaiada, mostramos as tradições das nossas quadrilhas e o orgulho de pertencermos a uma das regiões mais belas e ricas do país”, afirmou. 

Para conhecer a beleza das quadrilhas e a animação do forró, uma família do Paraná e de Santa Catarina se acomodaram num dos bares em frente ao coreto da Rua São João. A aposentada Paula Marcon disse que  adora festa junina. Ela já tinha vindo a Aracaju há oito anos e agora repetiu a dose, por considerar uma das festas mais interessantes que já viu, especialmente as comidas e as quadrilhas. 

A sobrinha de Paula Macron, a enfermeira Magna Bitencourt, acha a música contagiante e empolgante. “Estou encantada com a festa. O folclore nordestino é maravilhoso. É totalmente diferente do Sul. Nós entramos no clima e caímos no forró”, comentou. 

Como o forró é contagiante, o casal de aposentados Elson Marques e Juracy Santos Oliveira chegou logo cedo ao Coreto da Rua São João para dançar juntinhos. Elson Marques considerou a iniciativa do governo em retornar com os festejos na Rua São João “um show de bola”. “Gostamos muito de dançar e dançar é saúde”, completa dona Juracy. 

Outro aposentado que disse não perder a Segundona do Turista foi Cleovaldo Vieira Santos. “As festas juninas são incríveis. O governador está de parabéns em resgatar os festejos da Rua São João. Esperamos que seja permanente, para não morrer nossa tradição “, ressaltou. 

Apresentação

A cantora Erica Barbosa, natural de Propriá, mas atualmente moradora de São Cristóvão, ficou emocionada por se apresentar na última segunda-feira de junho. “Estou emocionada por cantar nesse lugar lindo, que tem muita história e tradição, além do mais, encerrar a programação de junho, que é o mês dos festejos de São João “, comemorou. 

O sanfoneiro Branquinho do Acordeon, que comanda o Trio Nordeste Independente, elogiou a iniciativa do Governo de Sergipe em promover a Segundona do Turista desde o mês de maio. O trio encerrou a programação do dia. 

“Este é um espaço nosso, onde podemos mostrar nosso trabalho. Com essa iniciativa, o governador Fábio Mitidieri demonstra preocupação e compromisso em preservar e prestigiar a nossa cultura”, afirmou.

Segundona

Os festejos juninos em Sergipe começaram no dia 8 de maio, com a abertura dos festejos na Rua São João. Na ocasião, foi lançada a programação do Arraiá do Povo, que se estenderá até o dia 1° de julho. 

A Segundona do Turista na Rua São João continuará durante todo o segundo semestre, com o propósito de fomentar a economia local e resgatar e preservar a tradição nordestina do forró. 

País do forró 

O Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a programação acontece em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, são mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.

A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e Eneva, e apoio da Energisa e MOB.