Na noite desta quarta-feira, 14, o público fez bonito e compareceu para aproveitar as atrações sergipanas da 12ª noite do Arraiá do Povo. No palco Rogério shows com João da Passarada, Vitinho Soares e Iguinho e Lulinha. Já no Coreto Marluce, tem Gaúcho do Acordeon que tocou das 18h às 20h e animou a noite e não deixou ninguém parado. No Barracão da Sergipe, a cantora Núbia Faro, o Grupo Folclórico ASFAG (Lagarto), Paulo Ricardo e Trio Fala Sério e Nineia fizeram ser mais animada a festa dos forrozeiros.

“Olhe aí São João chegando, vamos lá meu povo, festejar São João de novo em Aracaju, vamos rever as belezas das nossa cidade, grandes praias, verdes mares, lindo céu azul, se vai para o lado sul tem forró no Gonzagão, lá na rua de São João tem forró melhor, foi aqui no Arraiá do Povo que todo mundo me disse que ia transformar Sergipe em um país de forró”, a composição do sergipano José Gomes (in memoriam), cantada por João da Passarada rendeu muitos aplausos do público. 

João abriu a noite no Palco Rogério e contou que não abre mão do forró tradicional. Com mais de 35 anos de carreira, o artista começou na música com os pais e irmãos, “a gente não muda, nosso forró é pé de serra e assim vou continuar”, assegurou. O artista no início da carreira participou de coletâneas em LP, já gravou quatro CD’s e dois DVD’s. 

O segundo cantor a subir no Palco Rogério, o sergipano Vitinho Soares, tem apenas 17 anos, mas a carreira é longa, canta desde os seis anos, também vem de uma família musical, o pai faz parte da banda de pagode Art Mania, “eu nasci no período de carnaval e a música pra mim é tudo, eu amo cantar”, declara.

Ele segue um estilo do piseiro, mas no show tem diversidade. “Canto piseiro, mas vou apresentar no show minhas composições, de Dorgival Dantas, de Wesley Safadão, Iguinho e Lulinha, porque esses caras são inspirações para nós”.

Sua música autoral já tem mais de 100 mil plays, “Você me iludiu”, feita em parceria com Rafinha Big Love, está disponível em todas as plataformas digitais. Em julho vamos lançar, a música “Oh morena”, “em julho autoral”, antecipa Vitinho. 

A dupla de irmãos Iguinho e Lulinha nascidos na cidade sergipana de Canindé do São Francisco foram a terceira e última apresentação da noite, levantou a galera que aguardava ansiosa pelo show deles. Segundo ele, estão perpetuando a tradição aprendida com o pai, o avô e o bisavô. “Essa é uma tradição passada de pai para filho, desde a época do nosso bisavô que era vaqueiro ouvíamos toada e forró de vaquejada”, relembra Iguinho.

Viajando por todo país, depois de terem estourado nacionalmente com o hit ‘Coração Acelera’, versão de Hear Me Now, hit eletrônico em inglês, de 2016, dos brasileiros Alok, Bruno Martini e Zeeba, eles levam Sergipe para todo país. “Fomos a Manaus e fizemos questão de dizer que somos de Sergipe e com muito orgulho, não podemos negar nossas origens”, diz Lulinha. 

As irmãs Nayara Santana, Laís Santana, Nayane Santana estão pela primeira vez no Arraiá do Povo, vieram para assistir os artistas sergipanos, principalmente Iguinho e Lulinha. “Acreditamos ser importante valorizar os artistas locais, sempre que a gente pode, fazemos questão de prestigiar”, explica Laís. Presencialmente não estavam na festa, mas virtualmente sim “estávamos acompanhando pelas redes sociais e a expectativa era grande para estar aqui”, disse Nayana.

Os estudantes Gabriel José e Júnior de Oliveira já são quase sócios do Arraiá do Povo, estão no evento pela sexta vez e prometeram continuar participando. “Sempre vamos vir porque estamos acompanhados de muitos amigos e não tem nada melhor do que estar com eles, a gente dança, se diverte, é maravilhoso”, assegura Gabriel. 

Outro fator que motiva é a segurança. “O ambiente está seguro, não estamos vendo confusão e as atrações são maravilhosas, os shows que mais gostamos foram os de Márcia Fellipe e Luan Estilizado, amanhã, dia 15, vamos vir assistir Tarcísio do Acordeon”, garante Júnior.

País do forró

Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontecerá em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.

A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e Eneva, e apoio da Energisa e MOB.