Os frequentadores do Arraiá do Povo podem, todos os dias, acessar os serviços no estande, que oferta também informações sobre infecções sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos
Ações de saúde preventiva estão entre as iniciativas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia. Por isso, durante os 31 dias de festa, a população pode contar o Arraiá da Prevenção no espaço da Vila do Forró, que conta também com a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, serviço que garante, em poucos minutos, o resultado de testes rápidos para detecção HIV, sífilis e hepatite B e C.
Durante todas as noites do evento realizado pelo Governo de Sergipe na orla, pessoas de diversas faixas etárias e gêneros têm procurado o estande e a unidade móvel para a realização dos testes. No local, também há informações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), prevenção e tratamentos, além da distribuição de preservativos femininos e masculinos.
A professora Tayna Rosa dos Santos, de 27 anos, disse que a oferta de testes rápidos e distribuição de preservativos e folhetos informativos são um bom motivo para ir ao Arraiá do Povo. “Eu amo a festa. Viria todos os dias se pudesse, mas, com certeza, vir me divertir e poder fazer esses testes, de maneira rápida e acessível, foi o ponto alto na minha festa. Estou muito satisfeita com o serviço”, pontuou.
A aposentada Irailde Alves, 67 anos, mostrou que não importa a idade, a prevenção e os cuidados precisam ser tomados para uma vida sexual saudável. “Acredito que se você tem uma vida sexual ativa, mesmo que com um único parceiro, é importante o uso do preservativo e o acompanhamento desses exames, quando possível. Agradeço ao governador Fabio Mitidieri pela festa linda e pelos exames”, agradeceu.
A intenção do programa no Arraiá do Povo é intensificar a conscientização sobre o uso da camisinha masculina ou feminina como método mais eficaz para evitar infecções que podem ser transmitidas durante o ato sexual, como a sífilis e o HIV.
O referência técnica do Programa Estadual de IST/Aids da SES, o médico Almir Santana, entusiasmou-se ao contar sobre o número de mulheres interessadas no uso da camisinha feminina. “Em um ambiente de festa e alegria que é o Arraiá do Povo, fico surpreso que a população esteja interessada em informações sobre o uso do preservativo feminino e aberta ao diálogo sobre o assunto. Nosso trabalho não é apenas distribuir camisinha. Diariamente ouvimos dezenas de mulheres que querem tirar dúvidas sobre o uso, querem ser ouvidas”, disse.
Almir também ressaltou que o Governo de Sergipe tem apoiado e contribuído para as ações desenvolvidas pelo programa, fomentando e incentivando os profissionais da saúde. “Para nós é de grande satisfação trabalhar em um governo que não somente apoia o programa, mas que confia e respeita a experiência de seus técnicos”, finalizou.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Gildete Ávila, explicou que o diagnóstico precoce de HIV e sífilis, direcionando para início rápido de tratamento e acompanhamento, contribui para uma vida melhor para o positivado. “Em caso de diagnóstico positivo, os pacientes são acolhidos, com aconselhamento individual, com discrição e acesso ao tratamento para assegurar mais qualidade de vida e garantia do direito à saúde”, ressaltou.
País do forró
Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontecerá em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.
A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e Eneva, e apoio da Energisa e MOB.