Forrozeiros de todos os cantos de Sergipe lotam palco mais tradicional do São João da capital
A noite da Rua São João, nesta segunda-feira, 12, foi reservada aos apaixonados de todas as idades e gêneros. Entre danças, sorrisos e muitos beijos, a festa na Segundona do Turista na Rua São João, promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), aconteceu em clima de muita harmonia e felicidade. No local, ainda foi divulgado o lançamento do edital de inscrição para o Concurso de Comidas Típicas. A melhor receita será conhecida no dia 26 de junho.
Ao som de Jeanny Linss e Dedé Brasil, o público rapidamente lotou o forródromo, cantou e vibrou com músicas como ‘Vem cá comigo’, ‘Táxi’ e ‘Olha pro céu meu amor’. Essa última fez o povo montar uma grande quadrilha junina espontânea e transbordar alegria no espaço.
Para a cantora, esse foi um momento para todos os apaixonados se deliciarem e curtirem a festa de uma forma diferenciada. “É uma emoção muito grande cantar na Rua São João. Todos os dias é dia dos namorados. Agora uma tradicionalíssima data como essa, neste local, pediu que eu viesse a caráter. Da minha boquinha saiu muito forró para embalar esse povo animado”, declarou a artista.
Ao lado da auxiliar administrativa Michele Vilar, o representante Christian Augusto Gonçalves não perdeu a oportunidade de fortalecer o seu amor pela mulher. Quadrilheiros, o casal de namorados se conhece há dois anos e tem como tradição comemorar a data embalados pelo forrozinho pé-de-serra. “Nada melhor do que comemorar o Dia dos Namorados, no mês do forró e no melhor lugar do Brasil. A gente está junto há dois anos. Agora podemos cultivar essa cultura do São João e São Pedro sergipano. Não tem melhor jeito de reafirmar o amor numa noite especial como esta”, disse o apaixonado.
E se você está pensando que a Rua São João se limitou aos casais apaixonados, enganou-se. Renata Viana saiu do trabalho, onde exerce a função de secretária, e optou por aproveitar a noite dançando forró. “Eu vim me divertir sozinha. Não quero nada, só me acabar de dançar. Jeanny mexe comigo desde quando eu era pequena, então posso dizer que foi ela quem me trouxe aqui”, admitiu a futura enfermeira, que cantou muito ao som de ‘Bichinho de estimação’.
Mestrinho
Sem dúvidas, Mestrinho foi o cantor que mais arrastou fãs para a noite. Natural de Itabaiana, o artista que anda com sua sanfona para todos os cantos tem feito sucesso no cenário nacional e internacional, sendo indicado em 2019 para o Grammy Latino, com Melhor Canção Brasileira e Melhor Álbum Instrumental. Entre as canções de maior sucesso está ‘Te faço um cafuné’.
O educador físico João Paulo Figueiredo foi um dos primeiros a chegar ao local da festa. Acompanhado, ele admitiu ser fã de Mestrinho, por isso, optou por comemorar o Dia dos Namorados de forma diferente. “Viemos assistir Mestrinho. Ele mora na comunidade que a gente mora, em Areia Branca, o que faz a gente ter uma grande história com o artista”, revelou. Sua acompanhante, a artista plástica Dedé Mangueira, reforçou a importância de estar num tradicional palco do forró, em Aracaju. “A gente resolveu vir para o lugar que tem a tradição mais forte, aqui podemos ver casais dançando e perceber essa energia que contagia a todos”, salientou.
Integrante do Baba do Forró, Priscyla Viana chegou com seus amigos no forródromo já mostrando para que veio. Com muitos passos marcantes, a arqueóloga se divertiu muito na noite e se deliciou ao som de ‘Eu e você’, de Mestrinho.
Outro fã do cantor é Cláudio Santos. O colorista entregou tudo na pista de dança. “Para não ficar sozinho em casa, preferi vir dançar com alguém, sendo estranho ou não. Encontrei alguns amigos por aqui e curti muito Mestrinho, afinal, sou fã do meu estado, sou fã dos artistas da minha cidade”, reforçou o jovem morador do Pereira Lobo.
Programação de junho
Segunda-feira, 19, terá Xote Bom às 18h e às 20h a tradicional quadrilha do bairro e campeã do Concurso Arranca Unha, a ‘Século XX’, sobe ao forródromo. Após a apresentação, por volta das 20h30 Wagner Lima encerra a noite com muito forró.
A última segunda-feira do mês de junho, dia 26, vai ser marcada pela final do Concurso de Comidas Típicas. Mas, antes disso, às 18h, Érica Barbosa abre a noite. Por volta das 20h é a vez da ‘Quadrilha da Gente se apresentar’. A noite volta a ser encerrada com muito forró às 21h, ao som do Trio Nordeste Independente.
Trezena
Nesta segunda-feira, 12, também é celebrado o último dia da secular trezena de Santo Antônio. A festividade religiosa, em honra ao primeiro dos santos do ciclo junino, ocorre na Colina de Santo Antônio, no bairro de mesmo nome e bem perto da Rua São João. O Frei Francisco Gonçalves de Souza, da Paróquia Santo Antônio, explica a importância da festa cristã.
“Embora não exista originalmente uma ligação entre a trezena de Santo Antônio e os festejos da Rua São João, é um momento em que há espaço tanto para o lúdico quanto para o espiritual. E é importante que não façamos essa dicotomia, porque são expressões diferentes, mas o cristão também é alegria. Inclusive, durante os dias da trezena há apresentações de quadrilhas e comidas típicas na Colina. São grupos que trazem arte, educação e que nos permitem valorizar nossa cultura”, expos o pároco.
O último dia da reza da trezena teve início às 19h, seguido da missa, às 19h30. No dia 13, quando se comemora a festa de Santo Antônio, haverá missas na Colina ao longo de todo o dia. Às 6h, a missa será sucedida da bênção dos pães. Também ocorrem missas às 9h e às 12h, além da missa das crianças, às 15h. Já às 18h acontecerá missa seguida de procissão.
Para os devotos, o trezenário e a festa de Santo Antônio são uma oportunidade de render graças. É o caso da funcionária pública Andrezza Serra Dantas Sobral, que herdou a devoção dos pais e passou para seus filhos. “Sou de Neópolis, onde Santo Antônio é padroeiro. Cresci ouvindo as histórias dele, porque meus pais são muito devotos, e sempre tive uma grande admiração. Alcancei muitas graças através dele. Quando engravidei e soube que era um menino, inclusive, coloquei o nome de João Antônio. Santo Antônio não é só casamenteiro, ele é milagroso e tem uma história linda. Sou encantada, devota e apaixonada. Todo dia 13 vamos à Colina para agradecer”, disse Andrezza.