A equipe esteve de prontidão para atender a população da zona norte durante o festejo junino
Com a finalidade de estar sempre nos locais estratégicos para atender a população sergipana é que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), esteve com a equipe reforçada na 13ª edição do Arrastapé do 18 do Forte, neste sábado, 10, na Baixa da Cachorrinha, zona norte de Aracaju. A festa é realizada em parceria entre o Governo de Sergipe e o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), e integra a programação do Encontro Nordestino de Cultura 2023.
A equipe do Samu 192 Sergipe contou com uma Unidade de Suporte Avançado (USA), duas motolâncias, uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) e uma viatura da Vida – Saúde e Suporte, com padrão de Unidade de Suporte Básico (USB). Compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e bananas (estagiários do Samu 192 Sergipe).
Segundo o enfermeiro emergencista e supervisor do Samu 192 Sergipe, Abraham Freitas Costa, em festejos com grande público, é a técnica que faz a diferença, gerenciando riscos para promover um evento seguro. Por isso que a junção das forças de todos os serviços, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil e Guarda Municipal, é primordial.
“Um evento dessa natureza costuma juntar uma enorme variedade de foliões que buscam diversão das mais diversas formas. Então, é necessário que a equipe do Samu 192 Sergipe esteja de prontidão, acolhendo o usuário, dando o primeiro atendimento e o encaminhando, caso necessário seja, para uma unidade hospitalar que seja referência para sua necessidade”, explicou o enfermeiro.
A comerciante Bianca Costa foi curtir o Arrastapé do 18 e afirmou que sente muita segurança em ter um suporte da Saúde. “Acredito que é de suma importância tanto a presença do Samu 192 Sergipe quanto dos socorristas no evento, principalmente dentro do espaço, para trazer mais segurança aos foliões e aos comerciantes, garantindo o primeiro atendimento de modo imediato em caso de algum acidente. Simplesmente necessário e útil”, enfatizou.