Em mais um Café Ponto Gov, na manhã desta quinta-feira, 1º, o governador Fábio Mitidieri apresentou à imprensa sergipana a estrutura do Arraiá do Povo, que será oficialmente aberto na noite desta quinta, na Orla da Atalaia.
No encontro com a imprensa, o governador destacou que toda a estrutura montada foi pensada para que as pessoas se sintam bem recebidas e acolhidas. “A população vai poder encontrar uma festa organizada, com muita segurança, que vai lhe dar tranquilidade pra brincar, se divertir e curtir esse momento dos festejos Juninos. É essa atenção, esse carinho com as coisas que vão fazer com que a gente tenha uma festa cada vez mais bonita. A gente está observando os detalhes para que a gente chegue aqui e veja um povo feliz e para que possamos promover o melhor do nosso São João”, enfatizou.
O secretário Especial da Comunicação Social, Cleon Nascimento, detalhou que os esforços das equipes da organização do evento seguiram a orientação do governador para que a estrutura mostrasse aconchego, carinho e afeto, deixando o espaço o mais acolhedor possível. “Que as pessoas que entrem aqui entendam que é uma festa, mas, antes de tudo, é um lugar de confraternizar, de estarmos perto de quem a gente gosta, de celebrarmos a vida”, afirmou o secretário.
Para Cleon, toda a dedicação do Estado em promover a melhor festa para os sergipanos e turistas visa reforçar o sentimento de Sergipe como o País do Forró. “Que o ‘Sergipe é o País do Forró’ não seja apenas um discurso, mas uma prática”, defendeu.
O presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, Alex Carvalho, foi um dos profissionais que participaram da vistoria do espaço de eventos nesta manhã e reafirmou o sentimento que o incentivo aos festejos têm despertado na população. “Verdadeiramente podemos dizer que ‘Sergipe é o País do Forró’, porque temos forró nos 75 municípios, seja de pequena ou grande monta, como em Estância, Capela, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Socorro, Aracaju, que são cidades que têm tradição, e tudo terminando aqui, no Arraiá do Povo. São trinta dias de festa, começamos a partir de hoje e a gente acaba trabalhando e também curtindo a festa”, revelou.
Estrutura
Com capacidade para cerca de 45 mil pessoas na praça de eventos, o espaço foi dividido em dois ambientes principais, um dedicado aos grandes shows artísticos e outro aos festejos mais tradicionais com a promoção da Vila do Forró.
A jornalista Selma Souza apontou o caráter democrático da festa. “Achei muito legal dividir essas áreas, porque tem muita gente que vem com família, não quer acompanhar os shows artísticos, mas também tem aquela pessoa que vem com a turma, para sair no fim da festa, então é uma festa democrática”.
A jornalista também elogiou a iniciativa do Estado em apresentar o espaço primeiramente à imprensa que trabalhará nos dias de eventos. “A gente vem acompanhando desde o início da montagem, desde a articulação para essa festa tão grandiosa. Então a gente também faz parte dessa festa e acompanhar esses detalhes para levar em primeira mão para a população é muito importante, já que a gente tem esse papel também de estimular, de influenciar, de trazer esses turistas, esses visitantes e os sergipanos. E, a gente fica muito feliz, em poder ver como está toda essa estrutura para receber os forrozeiros e as famílias, a estrutura está incrível”, pontuou Selma Souza.
Uma das profissionais que também participaram da vistoria do espaço de eventos nesta manhã, foi a radialista Magna Santana que se encantou com a estrutura. “Confesso que fiquei impressionada, não imaginava que ela fosse tão grandiosa, porque já acompanhamos de outros eventos, mas essa se superou. E a parte da vila, que é um resgate, porque estava na nossa memória, essa estrutura de casinha do interior, tão típica do nosso São João, chega a emocionar. E a parte que é para os shows, aquele palco, com aquela sanfona, encheu os olhos. E se encheu os nossos olhos que somos da casa, imagina de quem vai nos visitar!? E isso é maravilhoso, porque eleva nossa autoestima porque as pessoas que chegam vão ver que chegaram em um local de força, de um povo que ama e respira o forró, o que é fantástico!”, explanou.
Segundo a radialista, conhecer o espaço previamente ajudou a entender o papel que cada pasta da gestão estadual tem na festa. “A gente teve esse contato direto, de uma vez, com todo mundo para conhecer cada passo de como essa estrutura foi montada e ter a oportunidade de conversar com cada secretaria envolvida, já que cada um tem uma participação importante para que o evento aconteça com sucesso. Conhecer previamente esse espaço vai ajudar muito no nosso trabalho ao longo de toda a festa”, avaliou.
Alex Carvalho também declarou que se surpreendeu positivamente com o espaço. “Me surpreendi quando vi a estrutura. Acho que o povo, que é o dono da festa, merece o melhor, e a gente está vendo uma estrutura boa, de camarote, bares centralizados, mudou a posição do palco, o que melhora a propagação [do som] dentro da arena. A gente viu um um novo Arraiá do Povo, uma nova festa para o povo sergipano. Particularmente, eu adorei a estrutura”, disse o presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe.
Café Ponto Gov
O Café Ponto Gov faz parte do projeto da atual gestão de ampliar a interação do governador com veículos de comunicação e com a sociedade.
Cleon Nascimento ressaltou que o encontro reflete o compromisso da gestão de Fábio de ampliar a interação do governo com veículos de comunicação de Sergipe. “Foi um compromisso da nossa gestão, de todos os meses, estarmos nos encontrando com a imprensa. E, hoje, iniciamos mais um ciclo de trabalho”, informou o secretário da Comunicação Social ao lembrar que a divulgação dos festejos de Sergipe é um trabalho coletivo, do Estado, imprensa e todos sergipanos.
Fábio Mitidieri aproveitou a ocasião para convidar a população para a festa. “Hoje começamos a grande programação aqui, dos nossos trinta dias de forró. A orla está linda e aproveito para convidar toda a população para vim conhecer, participar dessa festa linda feita com muito carinho, com muito amor, que tem essa missão de resgatar a nossa cultura junina, de devolver a população sergipana, a experiência cultural. Não é apenas uma festa, aqui a gente respira o São João, são as comidas típicas, a rainha do milho, a rua mais enfeitada, é o Gonzagão, é o Centro de Criatividade, a Rua São João e, aqui na orla, com o Arraiá do Povo”, enalteceu.