A tradição do concurso de quadrilha junina em Sergipe está de volta neste sábado, 3 de junho, às 20h, no Centro de Criatividade, com a abertura do “Arraiá Arranca Unha”. Promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), o evento faz parte da programação do Encontro Nordestino de Cultura 2023, buscando valorizar e preservar a tradição da dança junina, símbolo da identidade sergipana.

As etapas classificatórias ocorrerão entre os dias 3 e 6 de junho, e a grande final será realizada no dia 10. Os prêmios variam conforme a classificação de cada grupo, começando em R$ 1.000 para o 8º lugar e atingindo R$ 8.000 para o primeiro colocado. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores do concurso terão a oportunidade de realizar uma apresentação especial no “Barracão da Sergipe”, na Orla da Atalaia, no dia 24 de junho.

Os visitantes poderão apreciar a acirrada competição entre cinco grupos de quadrilhas juninas: Retirantes do Sertão, Meu Xodó, Pisa na Brasa, Balança Mais Não Cai e Asa Branca de Simão Dias. Destes, somente dois grupos conquistarão uma vaga para a final.

A comissão julgadora, formada por cinco jurados, avaliará os grupos com base no desempenho do marcador, harmonia e animação do grupo, originalidade, elementos da cultura sergipana, qualidade na execução dos ritmos do forró, coreografia, figurinos e a entrada e saída das apresentações.

O “Arraiá Arranca Unha” destaca a importância das tradições culturais no estado de Sergipe e evidencia a diversidade e riqueza das manifestações culturais da região.